RIO MUSIC CONFERENCE APONTA O ENTRETENIMENTO COMO SAÍDA PARA A CRISE EM SEU SEGUNDO DIA DE ATIVIDADES

17 de fevereiro de 2017 Escrito por Redação
Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on Twitter

Em seu segundo dia de atividades, o Rio Music Conference, um dos principais encontros de dance music e do entretenimento ao vivo do mundo, que acontece no Museu de Arte do Rio (MAR) até esta sexta-feira (17/02), trouxe mensagens positivas para toda a cadeia da indústria criativa. Thomaz Naves, diretor comercial e de marketing da TV Record, emissora parceira do RMC, abriu os debates do dia na sala Fusion ressaltando que o Rio de Janeiro “está pronto” para assumir sua vocação: a “capacidade de receber”. Não por acaso, o DJ Memê encerrou o dia na sala MAR com um workshop intitulado “Crise? Que crise?”, com profissionais que conseguiram crescer mesmo diante de um cenário adverso.

Os festivais, que no Brasil são o principal elo dos fãs da cultura dance com seus ídolos, foram tema de um dos debates mais quentes do dia. Eventos de médio porte como Dekmantel e DGTL confirmam o sólido interesse pela música eletrônica no Brasil, mas os produtores e empresários lembraram que, apesar da popularidade cada vez maior do gênero, os empreendedores ainda têm uma série de batalhas a vencer, como burocracia e leis ultrapassadas, que travam o crescimento da cena. Apesar disso, o saldo é mais do que positivo. “A diversidade cada vez dos festivais se deve à dimensão do mercado brasileiro, o maior da América do Sul”, informou Miguel Marangas, diretor do palco Eletrônica do Rock in Rio. Otacílio Mesquita, da Sunflower, de Belo Horizonte, aposta no momento da música nacional. “O crescimento dos DJs brasileiros fortalece estimula a cena”, disse.

(O saxofonista George Israel participa de um live no terraço do RMC no segundo dia da conferência / Foto: Ebraim Martini)

A nona edição do RMC ocupa quatro andares do MAR e vai até esta sexta-feira (17/02). Ao seu término, a conferência terá oferecido 102 painéis e mais de 300 palestrantes. Nesta sexta-feira, entre os destaques, está um painel sobre a relevância da ocupação de espaços públicos por eventos (sala MAR, 16h) e um outro que abordarpa as diferenças entre festas e festivais (sala MAR, 15h).  O produtor João Brasil e Daniel Lucas (Frente Bolivarista) explicarão porque os sons brasileiros podem ser a vanguarda da transformação da música eletrônica no mundo (sala Skol Beats, 14h), enquanto  o produtor Gui Boratto, a cantora Fernanda Abreu e o DJ Anderson Noise contarão os segredos de sua longevidade na carreira, e a importância de saber se reinventar (sala Skol Beats, 16h).

 

Veja a programação completa do RMC 2017: http://www.riomusicconference.com.br/noticias/rmc-2017-programacao-completa/

Na abertura do evento, foram anunciados os vencedores do VI Prêmio RMC. Confira os vencedores:


Personalidade do Ano (hors concours): Junior_C

Agência de Artistas: 24bit

Agência de Eventos: Plusnetwork

Clube de Capital: D-Edge

Club Off Circuit (até 1mil pessoas): Club 88

DJ Big Room: Vintage Culture

DJ Revelação: Cat Dealers

DJ Underground: Anna

Escola ou Curso de Produtores: Aimec

Festa Destaque: Só Track Boa

Festival de Música Eletrônica: Warung Dy Festival

Fotógrafo: Fabrizio Pepe

Jornalista Especializado: Claudia Assef

Live Act: Elekfantz

Novas Tecnologias: RekordBox

Produtor Revelação: Mumbaata

Produtor Remix: Anna

Selo: D.O.C.

Superclub (mais de 1mil pessoas): Warung Beach Club

Tour Internacional: The Martinez Brothers

Track do Ano: “Odd Concept” (Anna)

VJ: Toshiro

Veículo Especializado: House Mag

Confira Também

AGENDA | THE BPM FESTIVAL APRESENTA A FESTA YA’AH MUUL NO WARUNG BEACH CLUB

The BPM Festival realiza a festa YA’AH MUUL neste sábado (13) no Warung Beach Club, localizado na Praia Brava de Itajaí/SC. A festa que circulou o planeta faz sua estreia no Brasil durante a programação de verão [continua]

LANÇAMENTOS | KLEBER FECHA O ANO COM DOIS ÓTIMOS LANÇAMENTOS

Kleber fecha um de seus anos mais prolíferos desde o início da sua carreira com dois releases de peso. Estamos falando do Jack EP pela Killer Beats e da faixa “Rhyming Couplets” em parceria com Anderson [continua]